Secretaria de Educação de Monteiro realiza Oficina de Plano de Ação Municipal

 


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O Plano de Ação Municipal de Educação é uma política de Estado embasado legalmente na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação. O texto elaborado e revisitado, apresenta metas e estratégias, alinhadas às de caráter nacional e estadual, com vistas a oportunizar as diferentes esferas do governo à participação e o compromisso com as questões comuns da educação.

No município de Monteiro, a construção do Plano Municipal de Educação aconteceu na última semana e contou com a participação do vice-prefeito Cajó Menezes, que na oportunidade representou a prefeita Ana Paula; da secretária de Educação, Ana Lima; bem como toda a equipe técnico-pedagógica e gestores escolares.

De acordo com Ana Lima, o Plano de Ação Municipal de Educação tem por princípio a participação efetiva e coletiva na sua construção, realizando o acompanhamento e avaliação trazendo à tona as principais necessidades, bem como os avanços já realizados.

 “Acima de tudo, O Plano Municipal de Educação é o conjunto de métodos para melhorar a qualidade da educação, combater a evasão e a exclusão, e acabar com o analfabetismo. Neste momento de diálogo e escuta, diagnosticamos a situação atual da educação municipal, definimos metas e objetivos para estratégias e ações para alocar recursos e implementar o plano efetivamente e consequentemente vamos monitorar e avaliar, revisar e atualizar os dados e avanços”, explicou a secretária da pasta.

Segundo informações repassadas no evento, o investimento por aluno na Rede Municipal no ano base 2023 foi de R$ 11.508,11. Entre 2013 e 2023, o investimento por aluno na Rede Municipal teve uma variação de aproximadamente 73% enquanto o crescimento no estado foi de cerca de 50%.

Com relação ao Ideb do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Monteiro tem a pontuação 6,8, em comparativo com a média na Paraíba (5,3) e Brasil (5,8), Monteiro segue se mantendo acima da pontuação. O mesmo percentual ocorre para o Ensino Fundamental dos Anos Finais, onde o município segue com a pontuação acima da média nacional.

 “A qualidade educacional é baseada em três elementos que ajudam a concretizar o significado do direito à Educação. São eles: O acesso das crianças e dos jovens à escola, conforme previsto na legislação. A trajetória adequada entre as séries e a conclusão em idade apropriada e a aprendizagem de todos os alunos na idade certa. Assegurar que esses três objetivos sejam alcançados, simultaneamente, é condição necessária para que tenhamos uma Educação de qualidade”, finalizou Ana Lima.

A oficina foi ministrada por Hortência Dias, coordenadora assistente do Programa Educar pra Valer (EPV), e por Rita Alcina, coordenadora de implementação. Ambas conduziram as atividades com foco na revisão e no alinhamento das metas do programa, visando otimizar os resultados na área da alfabetização.

A realização de oficinas como esta reforça o compromisso da gestão municipal com a educação pública de qualidade e a formação continuada dos profissionais envolvidos.

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