A Federação das
Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realizará, nos dias 10, 11 e 12 de
novembro, o evento ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’, em João Pessoa, voltado
apenas aos prefeitos e prefeitas eleitos para o mandato 2025-2028 nos
municípios paraibanos.
O evento, que não
inclui os gestores reeleitos, tem o intuito de proporcionar uma imersão nas
principais questões administrativas e legais que os novos gestores enfrentarão,
sendo um espaço de debate, aprendizado e troca de experiências.
Além dos novos gestores
municipais, o evento contará com a presença dos principais órgãos de controle e
fiscalização, como o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o
Ministério Público Estadual (MPPB), o Ministério Público Federal (MPF) e a
Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
As instituições
desempenham papéis cruciais na governança pública e estarão presentes para
orientar e discutir a gestão responsável dos recursos públicos e a
transparência administrativa.
Empresas parceiras da
Famup também marcarão presença, apresentando soluções tecnológicas e inovadoras
voltadas para a modernização do serviço público municipal. Essas inovações
visam facilitar a gestão, promover a eficiência nos serviços prestados à população
e otimizar o uso dos recursos públicos.
De acordo com o
presidente da Famup, George Coelho, o evento ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’
é uma oportunidade única para que os novos prefeitos e prefeitas da Paraíba
iniciem seus mandatos de forma integrada com as boas práticas de governança,
contando com o apoio e o conhecimento de especialistas e instituições
fundamentais para o sucesso da gestão pública.
O principal objetivo do
evento é oferecer um tutorial abrangente sobre todas as fases do processo de
gestão dentro de uma prefeitura. A Famup está comprometida em garantir que os
novos gestores estejam bem preparados para enfrentar os desafios
administrativos e possam conduzir suas cidades com eficiência e eficácia.
Preparação
–
O evento será estruturado em módulos temáticos, cada um abordando aspectos
cruciais da administração municipal. Os participantes terão acesso a palestras,
workshops e sessões interativas conduzidas por especialistas em gestão pública,
além de prefeitos experientes que compartilharão suas vivências e melhores
práticas.
Os principais tópicos
abordados serão: introdução à Gestão Municipal; Planejamento e Orçamento;
Gestão de Recursos Humanos; Finanças e Contabilidade Pública; Saúde, Educação e
Assistência Social; Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano; Legislação e
Compliance; tendo uma metodologia prática e interativa, com estudos de caso,
simulações e atividades em grupo.
Evento
–
O ‘Novos Gestores Paraíba 2025-2028’ será realizado no Hotel Manaíra, na
Capital. Como forma de dar as boas-vindas aos participantes, será oferecido um
jantar no dia 10 de novembro para os gestores e seus acompanhantes. Além disso,
todos os participantes terão direito a hospedagem com acompanhante durante os
dias do evento.
Para confirmação de
presença ou tirar dúvidas, os gestores podem entrar em contato com a Famup
pelos números (83) 3044-7401 ou (83) 98159-7536. Lembrando que a confirmação
deve ser feita até o dia 25 de outubro.