A Câmara Municipal de Monteiro foi palco nesta quinta feira, 25, em sua sessão ordinária, de um dos momentos mais marcantes em relação ao avanço educacional da região do Cariri.

Foi aprovado por unanimidade, projeto de lei de autoria do executivo, que cria no âmbito do município, através de lei, o “Dia A, da alfabetização como política pública municipal”.



De acordo com o projeto de lei, que foi colocado na ordem do dia em caráter de urgência a pedido do vereador líder do governo na Casa, Cajó Menezes, devido à sua importância, o dia 30 de abril fica denominado como “Dia A, da alfabetização”.

No dia 30 de abril de cada ano, será realizada a “marcha pela alfabetização” e outros eventos que promovam o desenvolvimento de ações educacionais e culturais que se enquadrem no tema da alfabetização.



Os objetivos são entre outros: reconhecer a importância da alfabetização enquanto parte preponderante da política publica municipal de educação, e promover a conscientização da população em relação à importância da alfabetização enquanto fato de relevância pública.

O gerente regional de educação do Cariri, Ary Prata participou da sessão onde o projeto de lei foi aprovado, tendo sido um dos responsáveis, ao lado de sua equipe, pelo incentivo e a formatação do conteúdo da lei, junto à equipe da rede municipal.

O presidente do legislativo, vereador Lito de Dona Socorro parabenizou a todos os envolvidos na iniciativa, destacou a importância do tema da alfabetização na vida das pessoas, e enalteceu o trabalho realizado na área da educação tanto no âmbito regional através das ações da 5ª gerencia, quanto da rede municipal, que tem sido destaque constante à nível estadual, sempre obtendo altos índices de aprovação e reconhecimento através de diversas premiações.

Ary Prata, ao lado de sua equipe ainda agradeceu ao poder legislativo pela prioridade que foi dada ao projeto, que agora será encaminhado para o poder executivo para sua sanção imediata, e afirmou que a lei municipal de Monteiro, com certeza servirá de Norte, e de forma pioneira vai inspirar outros municípios de todo o estado para sua implantação.

ASCOM-CMM

FOTOS: AIRTON FOTOGRAFIAS