Para reforçar a conscientização do homem sobre as doenças urológicas e o perigo de um diagnóstico tardio, a Secretaria de Saúde de Monteiro dá início à campanha do Novembro Azul.
O movimento teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.
Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
Analisando este histórico a Secretaria de Saúde de Monteiro recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A Secretaria de Saúde acrescenta que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico através dos exames como o de toque retal e o PSA. É importante esclarecer que a solicitação dos exames deve partir do urologista em acordo com o paciente, e nunca de forma compulsória.