A Petrobras anunciou
nesta terça-feira (16) sua nova estratégia comercial para a variação de preços
do diesel e da gasolina. Com a decisão, a companhia abandona a paridade
internacional como base principal para os reajustes, política que estava em
vigor desde 2017.
"Os reajustes
continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os
preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da
taxa de câmbio", garante a companhia em fato relevante enviado ao mercado
financeiro.
Com a mudança, a empresa
afirma que passará a aplicar premissas que miram um "equilíbrio"
entre os mercados nacional e internacional. A estatal destaca que a nova
estratégia prioriza o "custo alternativo do cliente", além de um
valor marginal para a Petrobras.
"O custo alternativo
do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam
fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o valor
marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas
alternativas para a companhia, entre elas produção, importação e exportação do
referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino", explica a
Petrobras.