A nova ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva afirmou nesta quarta-feira (4), em Brasília (DF), que a sua gestão colocará em prática “conceitos modernos como justiça climática” para fazer “parte dos paradigmas que orientarão nossas políticas”. Ela também destacou a importância de se combater o racismo ambiental.
Em seu discurso, Marina anunciou a criação das secretarias do Controle do Desmatamento, da Bioeconomia, da Gestão Ambiental Urbana e Qualidade Ambiental, e dos Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável.
De acordo com a titular da pasta, o ministério retomará o controle do Serviço Florestal Brasileiro e da Agência Nacional de Águas (ANA). Marina prometeu que a sua gestão colocará em prática um Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDam).
Ao comentar sobre a secretário de Controle do Desmatamento, Marian disse: “quando chegarmos ao desmatamento zero, não precisará da Secretária Extraordinária de Desmatamento”. A ministra citou o órgão da Bioeconomia. “Temos muita expectativa com essa nova unidade no MMA”, disse.