As madrugadas desta quarta (21) e quinta-feira (22) serão marcadas pela chuva de meteoros Orionídeos. O espetáculo celeste ocorre a partir da meia-noite e poderá ser observado a olho na Paraíba.
O fenômeno ocorre todo mês de outubro, quando o planeta Terra passa por uma região no espaço onde estão os fragmentos deixados pela passagem do cometa Halley. Quando esse material, mesmo que de pequenas dimensões, entram na atmosfera, acontece a combustão que provoca o rastro luminoso no céu.
De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, cerca de 18 meteoros poderão ser vistos por hora na Paraíba, durante o ápice do fenômeno. “Os orionídeos poderão ser vistos já a partir das 22h, mas o melhor horário para observá-los é entre meia noite e 4h da madrugada entre os dias 21 e 22. Nas noites anterior e posterior, também poderá ser observada uma atividade interessante de meteoros, embora com menor intensidade”, diz Zurita.
Ainda segundo Zurita, é possível que alguns meteoros ‘explodam’ no céu. “Os fragmentos dos orionídeos atingem a Terra numa velocidade média de 67 km/s (241 mil km/h), o que gera meteoros muito rápidos e luminosos, alguns deles deixando uma trilha ionizada por alguns segundos. Embora não seja muito comum, alguns orionídeos podem ser bastante luminosos e explosivos”, explica.
Quem quiser ter uma visão melhor da chuva de meteoros deve se afastar das luzes artificiais da cidade. É importante ainda que o céu esteja aberto, isto é, sem nuvens que possam encobrir o fenômeno. Esse ano, a Lua em fase crescente deve favorecer a visualização da Orionídeos.
“Na noite da máxima, ela deve se pôr por volta das 23h, deixando o céu mais escuro durante as melhores horas de observação da chuva, o que possibilita a visualização dos meteoros mais tênues”, pontua Marcelo Zurita.
Na madrugada desta terça (20), já foi possível ver alguns meteoros da chuva Orionídeos.