Os detentos da Penitenciária de regime fechado Desembargador Sílvio Porto trabalharão em uma fábrica de sandálias, inaugurada nesta quinta-feira (31), em João Pessoa. O objetivo da fábrica é contribuir com a ressocialização dos presos.
Inicialmente, três detentos serão responsáveis pela produção de média escala da fábrica. As sandálias serão vendidas comercialmente e o que o que for arrecadado com a venda dos produtos será para manutenção da própria fábrica.
Uma equipe de suplentes também foi qualificada para caso seja necessário substituir algum dos detentos fixos na fábrica. O objetivo da fábrica é contribuir com o processo de ressocialização e de profissionalização das pessoas privadas de liberdade.
A iniciativa foi viabilizada por meio de um convênio assinado pelo Conselho da Comunidade com o Instituto Viva Cidadania (IVC), que disponibilizou os equipamentos específicos e os insumos necessários, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.