Queijos artesanais produzidos no Cariri ganham 2 ouros e 1 bronze em premiação nacional


A Paraíba ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze no 5º Prêmio Queijo Brasil, maior premiação brasileira para queijos artesanais, em Santa Catarina. Os queijos ‘Serra do Pico’ e o ‘Cariri de Alfazema Braba’ são produzidos pelo Laticínio Grupiara da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, a 216 km de João Pessoa, comandada pelo produtor rural Manelito Vilar, e ficaram com na primeira colocação, disputando com 718 concorrentes. Já o queijo ‘Arupiara’ ficou com o bronze.

O queijo ‘Serra do Pico’ ganhou a medalha de bronze no “Mondial du Fromage” (Concurso Mundial de Queijos), realizado em Tours, na França. Em setembro, foi prata no mundial de queijos no Brasil. Ele é produzido com leite de vaca (Guzerá e Sindi) maturado e, por isso, tem menor teor de lactose. Já o ‘Cariri de Alfazema Braba’ e o ‘Arupiara’ são de cabras nativas

Segundo o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), o semiárido paraibano tem capacidade de produzir riquezas e gerar postos de trabalho. “A Paraíba já é referencia na produção de queijo artesanal e isso é resultado de investimento em tecnologia, melhoramento genético do rebanho e aprimoramento da produção”, lembrou o parlamentar.

O Laticínio Grupiara é da família do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem