Conhecendo a importância que as artes têm no processo de formação humana, o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem se destacado na promoção de atividades artísticas em diversas frentes culturais no Cariri paraibano. Desta vez, o CCHE promove a primeira exposição de pintura em tela. Intitulada “Pausa”, a exposição reúne 15 telas de artistas brasileiros, como Manoel Constantino, Virgílio Lopes Rodrigues, Val Margarida, Rodrigues Lima, Margarete Aurélio, Flávio Tavares, André Santos, Valci Oliveira e Alexa Dias.
A exposição visa levar a alunos, professores e funcionários a possibilidade de fruição artística a partir do diálogo entre poesia e pintura, já que cada tela vem acompanhada de um poema. As relações de sentido entre poesia e pintura ficam a cargo do público. Para os curadores, os professores Dalila Gomes e Marcelo Medeiros, o nome da exposição veio da percepção de que há a necessidade de uma interrupção das atividades rotineiras para que as pessoas se dediquem à fruição de bens simbólicos e reflitam sobre o próprio ser e estar no mundo a partir do contato direto com a arte.
A exposição, que ficará em cartaz nos turnos da manhã e noite, durante todo o mês de agosto, no hall do Centro de Ciências Humanas e Exatas, em Monteiro, é uma ação extensionista que envolve os integrantes do projeto de extensão “Cultura Popular em Cena” e a coordenação do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca.