Quase 500 tubos da adutora TransParaíba são furtados e prejuízo chega a R$ 1,4 milhões


Uma ação orquestrada e estruturada. É assim que a Polícia Civil da região de Picuí, no Curimataú paraibano, está classificando o furto de cerca de 460 tubos da adutora TransParaíba – executada pela Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa) – que pretende levar água do Açude Epitácio Pessoa para várias cidades da região.

De acordo com as informações obtidas com exclusividade pelo Blog, o furto aconteceu durante a semana passada, em um dos canteiros da obra que está instalado as margens de uma rodovia estadual na cidade de Sossego. “Pelo que pudemos apurar, os autores do furto chegaram aqui em caminhões identificados e inclusive utilizando fardas. Toda organização do furto nos leva a crer no planejamento da ação. Também já temos a informação que o caminhão veio retirar o material mais de uma vez, já que foram aproximadamente 460 tubos furtados” comentou o delegado Jorge Luís Almeida, chefe da delegacia seccional de Picuí.

Ainda segundo o delegado, desde a confirmação do fato, a polícia já começou a investigar o ocorrido, inclusive na tarde desta terça-feira (20), técnicos do IPC realizaram uma perícia no local do furto. “De acordo com os técnicos da Cagepa, o prejuízo total é de aproximadamente 1,4 milhão de Reais. Toda nossa equipe está engajada em descobrir para onde esse material foi levado. Inclusive, uma coisa que devemos destacar é que o material foi colocado as margens de uma rodovia, sem nenhuma vigilância, ou seja, os autores do furto conheciam como funcionava o andamento da obra e conseguiram praticar o delito sem nenhuma dificuldade” completou o delegado.

Esta fase da obra TransParaíba está orçada em mais de R$ 197 milhões. O sistema adutor Curimataú apresenta uma extensão de 186.152,73m e terá a capacidade de tratar 578,37 l/s de água e compreende uma estação elevatória de água bruta; uma estação de tratamento; sete estações elevatórias de água tratada; 18 reservatórios nos sistemas individuais; oito reservatórios apoiados (poços de sucção); um reservatório de lavagem de filtros; quatro apoiados e 14 elevados.

Além de Boqueirão, serão beneficiados nesta fase os municípios de Boa Vista, Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Sossego, Baraúnas, Picuí e Frei Martinho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem