Dez academias foram notificadas na Paraíba durante fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10), do dia 2 ao dia 4 deste mês, de acordo com um balanço divulgado nesta quinta-feira (10). A maioria dos estabelecimentos não tinha profissional habilitado e registrado, conforme o Conselho.
Os locais receberam avisos para não funcionar até que a situação seja regularizada. Das oito academias fiscalizadas em João Pessoa, situadas nos bairros Valentina Figueiredo, Paratibe e Jardim Cidade Universitária, apenas uma foi notificada.
No Sertão, no município de Teixeira, dois locais foram visitados e, em um deles, foi verificado que duas pessoas estavam atuando sem registro profissional. Por isso, uma notificação foi emitida. Em Passagem, os estabelecimentos estavam fechados no momento da ação. Em Cacimba de Areia, a academia visitada estava em situação regular.
Na mesma região, em Junco do Seridó, dois estabelecimentos foram fiscalizados e um apresentou situação irregular, por estar sem registro e não contar com um profissional. Na cidade de Soledade, localizada no Agreste, duas academias foram notificadas pelos mesmos motivos.
Já no Cariri, em Taperoá, três estabelecimentos foram notificados, dois por estar sem registro no CREF10 e todos pela ausência de profissional de Educação Física no horário da ação. Um dos locais contava com profissional licenciado, mas não habilitado a trabalhar em academias.
No município de Livramento, uma academia estava sem registro e sem profissional no horário. Em Assunção, os locais não estavam funcionando durante a fiscalização.
DESINTERDIÇÃO
Uma academia que havia sido fechada no dia 13 de junho após uma fiscalização do Conselho, no município de Juazeirinho, também no Cariri, foi desinterditada durante as ações.