O 11º caso de malária na Paraíba em 2019 foi confirmado nesta segunda-feira (10), de acordo com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), situado em João Pessoa, onde o paciente está internado. O 9º e 10º caso foram confirmados no dia 4 deste mês.
De acordo com o HU, o paciente é um homem, morador do bairro de Jacumã, no município do Conde e tem 44 anos. Ele deu entrada na instituição por volta das 14h e tem um quadro clínico considerado estável.
Ainda conforme o hospital, outras três pessoas estão internadas na unidade de saúde para tratar a doença. Um dos casos não precisou ser internado no HU.
Uma morte – em que há a suspeita de dengue, mas também foi incluída a de Malária, tendo em vista a região onde a vítima morava – também é investigada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Ações de combate
Segundo as Secretarias de Saúde do Estado e do Conde, estão sendo realizados testes rápidos e de gota espessa em moradores do município para identificar a doença e tratar os pacientes diagnosticados. Além disso, uma Comissão de Investigação foi montada para executar uma busca ativa na região e entender os casos.