REPERCUSÃO MUNDIAL – Site da Espanha destaca repúdio de João Pessoa e Campina Grande ao jogador Neymar

neymar implorandoO portal MaisPB descobriu que o site esportivo espanhol “Marca.com” deu destaque aos títulos de “persona non grata” direcionados ao jogador Neymar pelas Câmaras de João Pessoa e Campina Grande, em resposta à forma preconceituosa com que usou o termo “Paraíba’ para agredir um jogador do Flamengo de Piauí.

Em um dos parágrafos da matéria do site, ele explica que a expressão “Paraíba” é usada no sudestedo país como uma forma do povo daquela região se referir ao brasileiros naturais da Região Nordeste, “a mais pobre do Brasil”, como destaca o site madrileno.
Abaixo, o print da notícia e, na sequência, sua tradução (livre)
print de neymar
Duas cidades brasileiras se manifestam contra Neymar
As autoridades das cidades de João Pessoa e Campina Grande, a maior do Estado da Paraíba, no nordeste do Brasil, aprovou manifestações contra o jogador de futebol Neymar por supostas palavras xenófobas, as quais nega ter dito.
A Câmara Municipal de João Pessoa, a Capital do Estado, julgou Neymar “persona non grata” e Campina Grande emitiu uma declaração de “divórcio”, como informou a imprensa local.
A reação de ambas as cidades se deu porque Neymar teria chamado de “Paraíbas” jogadores de uma equipe rival, o Flamengo do Piauí, em uma partida da Copa do Brasil.
O termo “paraíba” é usado no sudeste do Brasil como um apelido pejorativo para se referir aos habitantes do Nordeste, a mais pobre do país e também da Paraíba, abrangendo oito Estados, incluindo o Piauí.
A acusação veio do jogador rival Bala, mas Neymar negou ter proferido tais declarações por meio de um comunicado publicado em seu site oficial.
MaisPB
Click Monteiro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem