JP: 1ª cidade brasileira beneficiada com o programa Cidades Emergentes e Sustentáveis

Anúncio oficial será feito na manhã desta sexta, 15

 Nesta sexta-feira, 15, será anunciado oficialmente que João Pessoa será a primeira cidade do Brasil a ser contemplada com o programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), por meio do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica Federal (CEF). A informação será levada ao público pelo prefeito Luciano Cartaxo, às 10h, no Paço Municipal, no Centro da Capital. Também estará presente o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Elan Miranda.
O gestor municipal esteve em Brasília no dia 17 de janeiro, e na oportunidade se reuniu com a representante do BID no Brasil, Daniela Marquis. No encontro, Luciano Cartxo teve a oportunidade de discutir o interesse da Capital em ser parte integrante do programa.
A cidade foi a selecionada para abrir a implantação do programa, que também será aplicado em outras quatro cidades do país até o ano de 2014. O projeto prevê a assistência técnica e financeira necessária para o desenvolvimento de um plano de ação, que garanta o desenvolvimento sustentável do município selecionado.
A escolha é baseada em três critérios específicos. O primeiro deles é o estado pleno de crescimento econômico. Também é avaliado o contingente populacional, que deve estar entre 200 mil e dois milhões de habitantes, e a capacidade institucional da cidade.
ICES
O programa ICES, do BID, lida com desafios em cidades emergentes da América Latina e Caribe. A meta é integrar a sustentabilidade ambiental e fiscal, o desenvolvimento urbano e a governabilidade. Dessa forma, o banco espera promover o apoio a ações que proporcionem serviços básicos e garantam a proteção ao meio ambiente, bem como níveis adequados de qualidade de vida e emprego.
O projeto piloto foi lançado em 2011 e aplicou a metodologia nas cidades de Trujillo (Peru), Porto da Espanha (Trinidad e Tobago), Santa Ana (El Salvador), Montevidéu (Uruguai) e Goiânia (GO). A meta atual é de que 26 cidades da América Latina e Caribe sejam contempladas pela iniciativa até o ano de 2015.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem