Ensino superior melhora na Paraíba

Quatro instituições de ensino do Estado receberam conceito 4, segunda maior nota em uma escala que vai de 1 a 5 em avaliação do MEC

O desempenho das instituições de ensino superior da Paraíba apresentou evolução em 2011, em comparação com a média dos resultados apresentados entre 2004 e 2010. Os dados fazem parte do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado ontem pelo Ministério da Educação. Enquanto que a média ponderada (Índice Geral de Cursos Contínuo) entre 2004 e 2010 chegou a, no máximo, 3,48, em 2011, quatro instituições de ensino superior da Paraíba receberam conceito 4, segunda maior nota em uma escala que vai de 1 a 5.
O MEC avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários de todo o País. Destes, 190 (8,9%) obtiveram conceito 4, entre os quais estão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Faculdade UNPB e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
A única entre as instituições públicas a receber nota inferior a 4 foi a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ficando com conceito 3, considerado satisfatório, pela avaliação do MEC. Também foi atribuída nota 3 a oito faculdades particulares paraibanas (Unipê, Iesp, Fesp, Facene, Fesvip, Inper, Famene e Unibratec).
Além do IGC, também foi divulgado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia exclusivamente cursos de graduação. Neste índice, dois cursos da UFPB, entre os 31 avaliados, receberam nota 5: Computação (habilitações em Licenciatura e Sistemas de Informação). Cinco cursos receberam nota 3; outros 22 ficaram com conceito 4.
Já a UFCG teve 20 cursos avaliados, dos quais cinco (Ciência da Computação, Ciências Sociais-Bacharelado, Ciências Sociais-Licenciatura, Pedagogia e História-Bacharelado) obtiveram conceito 5; onze obtiveram conceito 4 e outros 14 obtiveram conceito 3.
O IFPB teve sete cursos avaliados. Destes, quatro obtiveram conceito 4 e outros três ficaram com nota 3. A UEPB teve 25 cursos avaliados. Destes, 13 receberam conceito 4; 11 receberam conceito 3 e apenas um recebeu nota abaixo do considerado suficiente pelo MEC. O curso de Química Industrial, do Campus de Campina Grande, que obteve conceito 2, terá um prazo para implantar ações de melhoria da qualidade do ensino e, posteriormente, será reavaliado pelo MEC.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem