Caso Isabella Nardoni vira peça de teatro



Espetáculo se chamará Edifício London

 Um crime que chocou o Brasil acaba de virar espetáculo teatral nas mãos do dramaturgo Lucas Arantes, de Ribeirão Preto (SP).
Ele se inspirou no caso da menina Isabella Nardoni para criar a peça Edifício London - o nome é uma referência ao prédio na zona norte paulistana de onde a garota foi jogada.
O espetáculo ganha forma de livro, lançado pela Editora Coruja, especializada em publicar textos inéditos na Coleção Rascunho.
O texto já ganhou encenação em Ribeirão Preto pelo grupo Os Satyros, com direção Fabrício Castro e coordenação de Rodolfo García Vázquez, que assina o texto de apresentação do autor da obra.
A previsão é que a peça Edifício London faça temporada na capital paulista em março de 2013.
A atriz Samira Lochter vai interpretar a personagem inspirada na madrasta da menina Isabella, Ana Carolina Jatobá, condenada pelo crime, assim como o pai, Alexandre Nardoni.
Arantes conta que, por meio da peça, seu objetivo é "discutir o papel da arte como crônica de seu tempo".
A Coleção Rascunho ainda traz o livro Nada Não, Só Câncer, de José Chiavenato, e Outras Histórias, de Ruy Marques Ferreira.
O preço é barato. Cada livro custa apenas R$ 10 e pode ser comprado pela internet.
Veja, abaixo, um trecho da peça Edifício London, de Lucas Arantes:
"O jornal é uma espécie de psicólogo social. Quando uma tragédia anunciada ocorre, ele busca organizar o luto de uma sociedade inteira. A notícia é a presentificação de um marco. Quanto mais tempos os noticiários anunciam um fato, mais marcante esse acontecimento é. A diferença é que o luto não é eterno. Com o tempo, outras fissuras vão sendo criadas na sociedade, novos acontecimentos que os jornais precisam falar. Eventualmente, algumas tragédias são lembradas em datas comemorativas como um marco para suplantar a dor dessa falha social, desse bolo de pessoas que se reuniram para tentar fugir da morte. Aos poucos, nós vamos esquecendo e os jornais também. Mas quando o jornal não dá conta de suplantar o mistério, de esclarecer os motivos, de responder as perguntas de um acontecimento, a arte tenta cumprir o seu papel de eternizar o enigma."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem