Agressão verbal é um importante desencadeador do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade



Segundo especialistas, testemunhar agressões entre os pais também contribui para o desenvolvimento desse transtorno em crianças.

  O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos mais comuns transtornos psiquiátricos infantis, presente em 3 a 7% das crianças em idade escolar. Estudos mostram que o problema é mais comum em crianças do sexo masculino e diminui com o avançar da idade.

A pesquisa “Ambiente familiar e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade”, conduzida por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com 479 crianças da rede pública de ensino, verificou que a ocorrência de TDAH foi maior quando havia problemas familiares do que entre famílias com melhor forma de se relacionar. Crianças que eram agredidas verbalmente pelas mães apresentaram prevalência 3,7 vezes maior do que aquelas não expostas a essa situação.

Os pesquisadores explicam que a agressão verbal é um tipo de violência psicológica capaz de causar mais danos ao desenvolvimento infantil do que o uso da força física como norma disciplinar. Ela é manifestada por atos como xingamentos, irritação da criança e destruição de objetos.

“A agressão verbal praticada pela mãe sobre a criança mostrou-se associada com TDAH. Além disso, outras duas formas de testemunhar violência na família mostraram-se estatisticamente significantes para explicar o TDAH (agressão verbal da mãe sobre o pai e violência física severa do pai sobre a mãe), bem como a violência psicológica e física entre irmãos”, dizem os autores Thiago de Oliveira Pires, Cosme Marcelo Furtado Passos da Silva e Simone Gonçalves de Assis na publicação. Segundo a equipe, há necessidade de mais estudos acerca dessas diferentes formas de violência testemunhadas e sofridas pelas crianças. Para eles, a violência entre irmãos merece atenção especial por ser ainda pouco estudada e considerada culturalmente uma prática normal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem