O relações públicas é o profissional qualificado para gerenciar processos comunicacionais
A coordenação do Curso celebra a data e acredita que o momento é propício para uma análise do mercado de trabalho contemplando a contribuição da graduação para a empregabilidade dos egressos de Relações Públicas da UFPB.O Dia Nacional das Relações Públicas foi instituído em homenagem ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, que nasceu a 02 de dezembro, por ter dirigido o primeiro departamento de Relações Públicas do Brasil, na companhia Light (The Light And Power Co. Ltda) - concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP), em 1914.
A comemoração, instituída pela Lei Federal de n° 7.197 de 14 de junho de 1984, tem o objetivo de fortalecer a atividade, dar visibilidade pública e intensificar a união dos profissionais de relações públicas, além de reafirmar a relevância e o papel da atividade na gestão da comunicação organizacional.
O relações públicas é o profissional qualificado para gerenciar processos comunicacionais, utilizando como ferramentas a pesquisa, a análise de cenários e tendências, o planejamento e execução de ações e estratégias de comunicação empresarial. Assim, o RP, como é mais conhecido, atua ainda na comunicação institucional, dentre outras atividades, realiza eventos, cerimonial e protocolo, além de pesquisas de opinião.
O curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba fará 35 anos de existência. Nessa trajetória, formou pouco mais de 600 profissionais e foi apontado pelo Guia do Estudante Abril em 2010 e em 2012 como um dos melhores cursos superiores de Relações Públicas do Nordeste, com nota 4, em uma escala máxima de nota 5.
No entanto, segundo a coordenação do curso da UFPB, além de estar atualizado e acompanhar as tecnologias de informação e comunicação (TIC), que estão continuamente evoluindo, a inserção no mercado de trabalho ainda representa o maior desafio para os graduados, devido à baixa quantidade de indústrias e o desconhecimento da profissão pelos empresários da região.
Diante da problemática, a coordenação do curso comemora simbolicamente o Dia Nacional das Relações Públicas discutindo uma importante questão: Qual a contribuição da formação para empregabilidade dos egressos do curso de Relações Públicas da UFPB?
A Pesquisa “Procura-se RP” (http://pesquisarpufpb.com) foi a forma encontrada pela Universidade e a Coordenação do Curso para responder essa pergunta. A pesquisa, iniciada em outubro, exclusivamente via internet, revela, em primeiro lugar, a preocupação da Universidade em dialogar com a sociedade e responder suas demandas; e em segundo lugar, a disposição de refletir sobre seu papel, desenvolvendo um diagnóstico do mercado local, levantando indicadores sobre empregabilidade, área de atuação e remuneração dos profissionais formados por ela, além de avaliar o curso. O objetivo final é auxiliar numa melhor estruturação curricular do Curso de Relações Públicas, beneficiando a inserção dos futuros RP no mercado de trabalho.
Breve trajetória do curso:
Título do Curso: Comunicação Social.
Aprovação e início das atividades: 24/03/1977 pelo Conselho Universitário (CONSUNI).
O reconhecimento do Curso: Portaria nº 68 de 15/01/1980.
Titulação obtida: Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas.
Turno: Diurno
Primeiro coordenador: Prof. Dr. Severino Lucena
Turma pioneira: 04 (quatro) concluintes.
Década de 1980: 79 concluintes
Década de 1990: passou para o período noturno; o nº de concluintes chegou a 140 graduados
Década de 2000: 385 concluintes.
Ano de 2012: transformação da habilitação em um curso; implantação de novo projeto pedagógico e estrutura curricular.
Índice de Empregabilidade (egressos 2000/2009): 86,45%
Área de atuação (egressos 2000/2009): 34,74% na Grande Área da Comunicação.
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Educação