UFPB abre curso de graduação para formação de professores de dança

Os candidatos têm até o domingo dia 18 para se inscrever no vestibular

O Departamento de Artes Cênicas da UFPB aprovou junto ao CONSEPE e o CONSUNI a abertura do curso de licenciatura em dança com início das turmas no segundo semestre de 2013. No entanto, os candidatos têm até o domingo dia 18 para se inscrever no vestibular.

A reivindicação pela criação de graduações em Dança integra um conjunto de ações nacionais dos artistas da dança que visaram gerar maior conhecimento da importância e necessidades do setor, regulamentação da profissão e melhoria do acesso à formação especializada para dançarinos e docentes.

A criação da graduação em dança na UFPB encontra um momento propício para sua construção e implementação, visto que há uma mobilização por parte do governo federal para a renovação dos cursos e suas estruturas curriculares que prevê a criação de novas modalidades de graduação.

Foi considerada urgente a implantação de uma Licenciatura que possa nortear as atividades docentes exercidas durante décadas na informalidade; que possa legitimar a dança que é produzida no Estado e oferecer suporte pedagógico a esta prática difundida e aplicada em larga escala em todas as regiões do Estado. Com a ausência de cursos regulares em nível técnico-profissionalizante ou universitário na Paraíba, a formação dos artistas e professores de dança tem sido viabilizada exclusivamente através do ensino informal, papel desempenhado pelas escolas de dança, academias, cursos livres e, principalmente, pelos grupos e companhias de dança. Paralelo a essa informalidade, o ensino da dança vem se proliferando cada vez mais nas escolas particulares e públicas da rede oficial de educação, em resposta a demandas da sociedade.

Além de formar e capacitar adequadamente os professores de dança, a inclusão da dança na universidade vem ampliar a possibilidade de produção de conhecimento acadêmico sobre suas práticas e funções, uma área que carece de estudos, sistematizações, e investimento na construção de novas formas de ensino-aprendizagem, de conceituação e desenvolvimento teórico e crítico que potencializem, legitimem e critiquem essas práticas, impulsionando a tomada de consciência sobre as implicações físicas e psicológicas do ensino da dança. Na Região Nordeste as universidades do Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte já atenderam a essa demanda nacional e local, criando nos últimos cinco anos suas graduações de dança.

“O amadurecimento do processo de construção desta proposta, além de outras consultas e discussões, deixou claro que o lugar desta Licenciatura em Dança é no Departamento de Artes Cênicas, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, por entender que a Dança é predominantemente uma atividade artística. Este vínculo com a área das Artes é de extrema importância, sendo imprescindível para que os objetivos definidos sejam alcançados.” Explica o projeto Pedagógico do Curso, produzido pelos professores Lúcia Serpa, Ana Valéria Vicente e Guilherme Schulze .

No Curso de Licenciatura em Dança da UFPB espera-se que o(a) aluno(a) desenvolva a prática de ensinar, vivenciando a experiência do fazer artístico, aprofundando-se nas especificidades de sua escolha. Também no sentido de propiciar reflexão sobre os contextos educacionais, a percepção das características da região em que a UFPB se localiza e a realidade no que se refere ao exercício profissional na área das artes cênicas em geral e da dança em particular, norteiam a elaboração deste projeto.

Para atender a esse novo curso estão sendo contratados onze professores para o Departamento de Artes Cênicas. Os concursos estão em andamento até o fim do mês com candidatos de todo o país. Além disso está sendo reformado um prédio no Centro de Comunicação Turismo e Artes para abrigar os cursos de teatro e dança.

Para se inscrever o estudante deve entrar no site da coperve e pagar a taxa de inscrição através de boleto bancário. Como no curso de teatro, haverá teste de habilidade específica, voltado para identificação de conhecimentos elementares da área. As aulas terão início em outubro de 2013, devido ao atraso no calendário acadêmico por conta da greve dos professores e funcionários.

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