Segundo a pesquisa, o microblog virou uma nova “prática literária”
Um estudo da Universidade do Estado
de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que estudantes usam o Twitter
como parte de seus processos de aprendizado são mais comprometidos com o
curso que fazem e têm notas maiores. Segundo a pesquisa, o microblog
virou uma nova “prática literária”.
“Tuitar pode ser pensado como uma nova prática literária”, afirma Christine Greenhow, que conduziu a pesquisa. “Está mudando a maneira como aproveitamos o que lemos e o que escrevemos.”
Segundo o estudo, o uso do Twitter entre adolescentes americanos dobrou em menos de dois anos. Caroline chegou à conclusão de que o formato “tempo real” do microblog permite que estudantes possam escrever de forma concisa, fazer pesquisas com resultados atualizados e, eventualmente, se comunicando diretamente com autores e pesquisadores.
“Uma das maneiras de julgar se algo é uma nova forma literária ou uma nova forma de comunicação é saber se ele permite novos atos sociais que não eram possíveis antes. O Twitter mudou práticas sociais e a maneira pela qual nos comunicamos? Eu diria que sim”, afirmou a pesquisadora.
“Tuitar pode ser pensado como uma nova prática literária”, afirma Christine Greenhow, que conduziu a pesquisa. “Está mudando a maneira como aproveitamos o que lemos e o que escrevemos.”
Segundo o estudo, o uso do Twitter entre adolescentes americanos dobrou em menos de dois anos. Caroline chegou à conclusão de que o formato “tempo real” do microblog permite que estudantes possam escrever de forma concisa, fazer pesquisas com resultados atualizados e, eventualmente, se comunicando diretamente com autores e pesquisadores.
“Uma das maneiras de julgar se algo é uma nova forma literária ou uma nova forma de comunicação é saber se ele permite novos atos sociais que não eram possíveis antes. O Twitter mudou práticas sociais e a maneira pela qual nos comunicamos? Eu diria que sim”, afirmou a pesquisadora.
Tags
Educação