Livro do Sebrae conta com ações inovadoras e sustentáveis.
Paraíba tem um dos melhores índices de sobrevivência de empresas.
Um livro na versão digital com 100 oportunidades de novos empreendimentos sustentáveis é o novo lançamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae). Com o título “As 100+ Oportunidades Inovadoras e Sustentáveis da Paraíba”, a publicação traz ideias, e também exemplos de sucesso, para o pequeno empresário. Para ter acesso ao livro basta acessar o site da Feira do Empreendedor.
Pelos dados do Sebrae, a Paraíba tem o terceiro melhor índice, 73%, de sobrevivência empresarial do país nos dois primeiros anos da empresa. Raquel Costa, analista técnica do Sebrae na Unidade de Atendimento Individual (UAI), disse que o livro tem como público-alvo o empreendedor individual, o futuro empresário e ainda aquele empresário que deseja atuar de maneira inovadora e sustentável. “O livro serve para estruturar as ideias de quem pensa em montar um negócio”, Raquel explicou que muitas vezes as pessoas chegam no Sebrae sem uma ideia definida do ramo que pretende montar uma microempresa.
A publicação conta com sugestões em 13 ramos, são eles: PET, criança, econegócios, saúde, moda, terceira idade, educação, qualidade de vida, beleza e bem-estar; mundo digital, alimentação, outras oportunidades, turismo e Copa do Mundo de 2014.
Um dos empreendimentos que deram certo, e consta no livro, é do empresário Ubiratan Carvalho que investe em produtos para ciclistas. O investimento inicial do negócio foi de mais de R$ 100 mil e o crescimento gira em torno de 20% ao mês. A empresa também trabalha com ações sustentáveis.
Desde os 13 anos que o adolescente Ubiratan já tinha gosto pelo ciclismo e participava de competições. “Sempre tive vontade de ter uma loja, mas nuca foi aquela coisa de 'vou fazer'. Morei em Brasília e depois voltei para João Pessoa re tive a oportunidade de montar a loja”, explicou.
Quando decidiu montar o empreendimento, o empresário resolveu estudar as lojas do ramo. “Passei por lojas na Paraíba para ver como era a estrutura e também para ver o que poderia ser melhorado. Também pesquisei várias lojas através da internet, lojas nos EUA e Europa, para analisar o formato delas”, Ubiratan disse que também fez uma consultoria no Sebrae.
O ponto de instalação foi pensado estrategicamente e a loja está localizada em uma galeria comercial no bairro Intermares, em Cabedelo na Grande João Pessoa. A área conta com 60 metros quadrados e além de comercializar peças, acessórios, calçados, roupas e bicicletas oferece serviços de mecânica com revisões, lavagem, ajustes e consertos. Os produtos são voltados, segundo Ubiritan, para os amantes da bike.
Já sobre a inovação e sustentabilidade do empreendimento, Ubiratan explicou que incentiva os funcionários para irem trabalhar utilizando bicicletas. O proprietário e os funcionários da loja são proibidos de usar copos plásticos, cada funcionário possui um copo de acrílico. Os clientes também são estimulados a não pedirem sacolas plásticas.
Já sobre a inovação e sustentabilidade do empreendimento, Ubiratan explicou que incentiva os funcionários para irem trabalhar utilizando bicicletas. O proprietário e os funcionários da loja são proibidos de usar copos plásticos, cada funcionário possui um copo de acrílico. Os clientes também são estimulados a não pedirem sacolas plásticas.
Além disso os produtos usados para lavar as bicicletas são biodegradáveis, as caixas de papelão de mercadorias e as peças quebradas são encaminhadas para reciclagem. O empresário disse que a dica para quem quer abrir um negócio é, principalmente, gostar e entender sobre a área escolhida.
Tags
Brasil