Inscrições para o ‘Ciência sem Fronteiras’ terminam no dia 14 de setembro


Programa oferece oportunidades de graduação-sanduíche em vários países. Alunos do Unipê podem tirar dúvidas na Coordenação do programa, no prédio da Reitoria

 As inscrições para o programa ‘Ciência sem Fronteiras’, do CNPq e da Capes, serão encerradas no próximo dia 14 de setembro. As bolsas estão sendo disponibilizadas para a modalidade de graduação-sanduíche na Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Holanda, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. As inscrições são feitas exclusivamente no site do ‘Ciência sem Fronteiras’ (www.cienciasemfronteiras.gov.br).
A coordenadora institucional do ‘Ciência sem Fronteiras’ no Unipê e assessora chefe de Assuntos Internacionais, professora Daniella Pereira Barbosa, participou de uma reunião, no último dia 30 de agosto, na sede da Capes, em Brasília (DF), para tratar das chamadas abertas lançadas pela Capes e pelo CNPq, nos últimos meses.
“As chamadas públicas objetivam a formação altamente qualificada nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, bem como a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos e graduados”, informou Daniella Pereira, lembrando que o programa está na reta final das inscrições.

Como tirar dúvidas
Alunos do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) podem tirar dúvidas na Coordenação do programa, localizada no prédio da Reitoria, no campus universitário, no bairro de Água Fria, na Capital. A adesão ao ‘Ciência sem Fronteiras’ é uma das novidades anunciadas pela reitora, professora Ana Flávia Pereira, para este semestre.
Para mais informações e/ou dúvidas sobre os procedimentos de inscrições e cronograma, o estudante pode consultar as chamadas para cada país e a Cartilha com Informações de Apoio ao Estudante no Exterior. Mais esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 0800 616161.

Sobre o programa
A coordenadora institucional do ‘Ciência sem Fronteiras’ no Unipê e assessora chefe de Assuntos Internacionais, professora Daniella Pereira Barbosa, informou que os estudantes interessados em fazer este tipo de graduação, bastam acessar o site do ‘Ciência sem Fronteiras’ (www.cienciasemfronteiras.gov.br) para saber quais são as oportunidades em sua área, os critérios exigidos e efetuar a sua inscrição.
“O aluno precisa apenas atender aos requisitos básicos, entre eles, ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o seu curso e estar regularmente matriculado na instituição”, informou Daniella Pereira, acrescentando que a seleção será feita pela excelência e desempenho do aluno, que inclui o CRE (Coeficiente de Rendimento Escolar) como um dos critérios.

Áreas prioritárias do programa
O assessor adjunto da Assessoria de Assuntos Internacionais do Unipê, Eduardo Arquino, acrescentou que na graduação sanduíche oferecida pelo ‘Ciência sem Fronteiras’, o aluno cursa de seis meses a um ano no país para o qual foi selecionado e depois retorna para a sua instituição de origem para concluir o curso, aproveitando as disciplinas cursadas no Exterior. “As áreas prioritárias do programa são Tecnologia, Engenharia e Saúde. Por isso, os alunos podem nos procurar para mais informações sobre as oportunidades oferecidas para o seu curso”, informou.
O Unipê aderiu neste semestre 2012.2 ao programa ‘Ciência sem Fronteiras’ (CsF) do Governo Federal, com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O programa é ligado ao MEC e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O CsF pretende propiciar nas áreas contempladas a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, objetivando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.
Para mais informações sobre os procedimentos de inscrições, instruções e cronograma, os interessados devem consultar os editais de cada país e a Cartilha com Informações de Apoio ao Estudante no Exterior, no link http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem