“Fogo amigo e voto solteiro” põe em risco candidaturas no Cariri

Duas condutas antigas, porém ainda muito utilizadas por candidatos a vereador em todas as eleições municipais, são motivos de reclamações e muitas vezes fazem com que o quadro eleitoral nas cidades pequenas como as do Cariri fique completamente indefinido.

São elas, o “fogo amigo”, aquele que o candidato a vereador ataca redutos eleitorais de candidatos que fazem parte do mesmo esquema e da mesma coligação, e o voto “solteiro”, que consiste em pedir o voto apenas pra candidatura do próprio vereador, deixando de lado o pedido do voto pra prefeito.

Isto acontece em todos os municípios brasileiros, e não poderia ser diferente na região do Cariri, onde os candidatos aos cargos de vereadores invadem as regiões um do outro, sempre procurando criticar a conduta do concorrente. 

Além de tentar prejudicar a candidatura de um candidato “aliado”, ou seja, da mesma coligação, alguns candidatos a vereador ainda utilizam da prática do “voto solteiro”, que vem a ser aquele candidato a vereador que não pede ao eleitor o voto para o candidato a prefeito de sua coligação.

Nos mais diversos municípios do Cariri é comum encontrar testemunhos de eleitores afirmando que determinado candidato esteve em sua residência pedindo votos, e, sem qualquer cerimônia detonou o próprio colega de coligação e até dispensou o voto para o candidato a prefeito, caso o eleitor tivesse algum compromisso ou simpatia com o candidato adversário.

O Portal VITRINE DO CARIRI tem realizado algumas pesquisas informais sobre a conduta de candidatos a vereador em alguns municípios do Cariri paraibano, e, quase que diariamente tem encontrado este tipo de atitude do “fogo amigo e do voto solteiro”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem