Estudantes que votarão pela primeira vez afirmam que guia eleitoral, discursos e pesquisas fizeram a diferença
A reportagem do Portal VITRINE DO CARIRI procurou ouvir a opinião de alunos das escolas da rede estadual de ensino e que este ano votarão pela primeira vez, quais os motivos que o levaram a definir seu voto nas eleições deste ano.
Todos foram unânimes em dizer que a escolha foi feita baseada na candidatura que apresentou discursos mais equilibrados e mais voltados para propostas de desenvolvimento.
“Vimos muitos ataques pessoais e baixaria. Isto não seduz o jovem da nossa geração”, disse Ana Paula Silva estudante do 9º ano da Escola João de Oliveira Chaves.
As propostas oferecidas no guia, que teve surpreendentemente grande audiência entre os jovens também foi decisivo na escolha dos estudantes.
“Se engana quem acha que nós não escutaríamos o guia. Eu mesmo não saia para a aula antes de ouvir atentamente os programas”, disse Rafael Oliveira, estudante da Escola Jose leite de Souza.
Alguns alunos também destacaram as pesquisas como fator de peso na decisão para o próximo dia 07.
“Apesar de dizerem que as pesquisas não tem credibilidade, acreditamos que é um instrumento cientifico de fundamental importância num processo equilibrado como este, e com certeza deve ser levado em conta”, disse a aluna Maria da Conceição Lima, da Escola João de Oliveira Chaves.
Os estudantes ouvidos pela nossa reportagem votarão pela 1ª vez este ano, mas já demonstraram muito senso critico em relação ao processo eleitoral.
“A campanha em vários momentos nos deixou decepcionados, com baixarias, ataques pessoais e falta de proposta, mas quem se utilizou destes expedientes não tenha duvidas que terão nosso repúdio em forma de voto”, disse Maria da Conceição.
VITRINE DO CARIRI
Tags
Politica