Assis Quintans institui o "Doador Volutário de Sangue"


Image 
O deputado Assis Quintans (DEM) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa Projeto de Lei que institui o Programa Doador Voluntário de Sangue no âmbito do Estado da Paraíba. A matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça e ainda vai ao Plenário para aprovação geral.

Segundo o deputado, o Programa consiste na doação de sangue regular dos servidores do Estado, objetivando auxiliar o alcance da média de doações recomendada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, que é de cinco doadores a cada grupo de cem pessoas.

“O servidor que mantiver a regularidade em suas doações receberá cinco dias de folga a cada cinco doações consecutivas. A destinação do sangue coletado será de exclusiva responsabilidade do hemocentro e não constituirá em crédito para o doador”, explicou Quintans.

Conforme o Projeto de Lei, o cumprimento da Lei, os órgãos da administração pública direta, indireta e fundações, em parcerias com o Hemocentro, manterão cadastro com os nomes e demais dados dos servidores participantes do Programa com vistas a acompanhar o período de doações.

A rede de coleta de sangue estadual poderá enviar unidades móveis de coleta aos órgãos estaduais em dia previamente agendado, que será divulgado pela respectiva unidade administrativa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem