Programa de inovação beneficia empresas paraibanas.

Empresas serão beneficiadas pelo programa Agente Locais de Inovação (ALI).

 Cerca de cinco mil micro e pequenas empresas da Paraíba serão beneficiadas pelo programa Agente Locais de Inovação (ALI) a partir do mês de julho. Até setembro de 2013, agentes treinados pelo Sebrae irão atender de forma gratuita empresas dos setores da indústria, comércio e serviço. A ideia é cultivar o espírito inovador dos empresários, apresentando soluções e mostrando que a inovação e a criatividade podem ser conquistadas de forma simples e acessível.
Nesta terça-feira, 10, às 19h, a nova edição do programa será lançada oficialmente na Paraíba, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, com palestra do doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Hélio Gomes de Carvalho, sobre “Tendências e oportunidades para as micro e pequenas empresas”. A palestra é gratuita e voltada a empresários e profissionais da área.
Nos últimos dois anos, o ALI atendeu 1,4 mil empresas paraibanas de oito segmentos diferentes (farmácias; lanchonetes, bares e restaurantes; construção civil; indústria de panificação; escolas do setor privado; oficinas mecânicas; têxtil; e agências de viagens). “Neste ano, inserimos as empresas do setor da indústria no programa, contamos com a parceria do Parque Tecnológico da Paraíba e o acompanhamento de dois consultores sêniors. O programa aproxima os provedores de soluções das empresas, diagnosticando problemas, sugerindo inovações e acompanhando as ações durante dois anos”, explica o gestor do programa ALI no Sebrae Paraíba, Cláudio Soares.
A partir de 2012, além do atendimento do ALI se expandir para as pequenas indústrias, irá beneficiar também serviços de hospedagem, de saúde e ampliar o comércio varejista. “O ALI é um programa gratuito e continuado, que provoca a reflexão no empresário, a partir da visita dos agentes nas empresas. Esses agentes são treinados pelo Sebrae, vão às empresas, fazem um diagnóstico e propõem mudanças”, explicou o gestor do Sebrae.
A forma de inovação que a empresa irá adotar vai depender do seu perfil, seu segmento ou posicionamento no mercado. “As ideias podem surgir de dentro da empresa, do empresário ou do colaborador, ou então pode ser preciso uma estratégia de marketing. As oportunidades existem. É preciso conhecê-las e saber qual a melhor para sua empresa”, completou Cláudio Soares.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem