Dieta com restrição de carboidratos pode prejudicar o período gestacional.
Com certeza, os adeptos de uma alimentação saudável, em busca do corpo perfeito, já ouviram falar ou até mesmo já fizeram as chamadas dietas cetogênicas, que são aquelas em que o carboidrato é eliminado do cardápio. Ou seja, na falta da glicose dos carboidratos, o organismo queima a gordura como fonte de energia. Mas, será que esse tipo de dieta trás riscos para as grávidas?O pensamento de comer por dois, é muito comum na gravidez, porém pode prejudicar o bebê e a saúde da futura mamãe. O ganho excessivo de peso pode aumentar o desconforto na coluna, nas articulações e as chances de algum tipo de complicação ocorrer durante a gestação ou durante o parto, aumentam. O consumo exagerado de carboidratos e uma alimentação não saudável podem gerar diabetes gestacional. Na tentativa de controlar o peso e evitar esse problema, muitas mulheres reduzem a quase zero a ingestão dos carboidratos, o que não é recomendável durante a gestação. O ideal é manter um equilíbrio.
Dietas mirabolantes não devem fazer parte da rotina da gestante. “Neste período, a mulher grávida precisa dar preferência aos carboidratos complexos, presentes nas frutas, legumes e cereais, que são fundamentais para uma dieta equilibrada. A gestante deve apenas evitar o excesso com os carboidratos simples, presentes no açúcar, biscoitos e etc. Controlar a ingestão de gorduras e valorizar a ingestão de fibras é essencial para uma alimentação saudável”, comenta Dra. Carolina Ynterian, bioquímica e diretora da linha Confirme.
É recomendável, também, manter atividades físicas constantes durante a gravidez. Sempre seguindo as recomendações do obstetra, afinal, cada futura mamãe possui um histórico clínico diferente, com restrições ou não. Portanto, o ideal é não deixar de consultar um médico.
Pensando nisso, a Linha Confirme lança o Confirme Glicose+Corpos Cetônicos, que é uma opção para o automonitoramento através da urina. O teste identifica os níveis de glicose e corpos cetônicos, que são produzidos quando o nível de carboidrato no organismo é baixo. Assim fica mais fácil controlar a dieta na gestação e evitar riscos.
Confirme Glicose + Corpos Cetônicos
Objetivo: Oferecer mais uma alternativa de monitoramento aos diabéticos e aos adeptos de dieta com restrição de carboidratos, com a vantagem de medir dois parâmetros ao mesmo tempo.
Como funciona: O teste possui tiras com membranas reagentes para glicose e cetonas afixadas numa das extremidades. A amostra e os resultados são obtidos através da urina, comparando as cores desenvolvidas nas membranas com a tabela de cores no rótulo da embalagem. A detecção da glicose é baseada na reação cromogênica de oxidase-peroxidase. A detecção das cetonas é baseada no princípio onde o ácido acetoacético e cetona formam com o nitroprussiato de sódio em meio alcalino, um complexo de cor violeta. Pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, porém o ideal é que seja realizado antes das principais refeições ou duas horas após. Glicosuria positiva, ou seja, presença de glicose na urina juntamente com cetonuria positiva indica uma situação de descontrole do metabolismo. Orientação médica é fundamental o mais rápido possível. Glicosuria negativa com cetonuria positiva indica tempo de jejum prolongado e caso a cetonuria for muito alta é recomendável uma consulta médica para realização de exames.
Tags
Saúde