CDSA revitaliza plantio de uvas na UFCG em Sumé.


Image 
 
O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande irá revitalizar o parreiral existente no Campus de Sumé. O objetivo é utilizar a área para a pesquisa de variedades de uvas de mesa e para a produção de vinho, visando o incentivo da cultura da uva na região do semiárido, especialmente, no Cariri paraibano.

Para implementação dessa ação, uma comitiva do CDSA, formada pelas professoras Ilza Maria do Nascimento Brasileiro (organizadora), Ana Cristina Chacon Lisboa (coordenadora do Núcleo de Produção Agropecuária) e Ana Mary da Silva, pelo técnico agrícola Augusto Jorge e ainda, cinco estudantes dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Biossistemas, visitaram, no período de 2 a 6 de julho, as vinícolas Milano, Bianchetti e Rio Sol, no Vale do São Francisco , em Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

Na oportunidade, foram adquiridas 400 mudas de videiras para produção de uvas de mesa e voltadas à fabricação de vinho. A professora Ilza Brasileiro disse que “é uma boa opção de cultura para a região, pois, as espécies cultivadas no semiárido produzem duas safras por ano e possuem um baixo consumo diário de diário de água”.

A área onde serão plantadas as mudas, já está sendo preparada com a escavação dos sulcos, colocação de adubo orgânico, ajustes dos arames e estacas para o suporte das plantas e reparo no sistema de irrigação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem