Segundo Carvalho sofreu complicações após pneumonia em Vitória.
Família só soube da história em 2009, durante a novela 'Viver a Vida'.
Primo Camargo (esq.) conversa com o irmão,
Segundo (dir.), na varanda de casa no ES .
A família dos irmãos gêmeos Primo e Segundo Carvalho, de 99 anos, está de luto no Espírito Santo. Segundo faleceu em 12 de junho, Dia dos Namorados, após sofrer complicações em decorrência de uma pneumonia. Ele foi sepultado no dia de Santo Antônio, de quem era devoto, no Cemitério da Paz, em Serra (ES). A missa de sétimo dia foi celebrada nesta segunda-feira (18), na Igreja Santa Rita de Cássia, em Vitória.Segundo (dir.), na varanda de casa no ES .
E a história de Segundo tem relação direta com o Dia dos Namorados, pois ele e o irmão surpreenderam a família após revelar terem dividido a mesma namorada, assim como foi o enredo da novela “Viver a Vida”, cuja trama relatou a vida de dois gêmeos que têm um relacionamento com uma mesma mulher.
Segundo roubou a namorada do irmão, em 1943, e
viveu 66 anos com Dejanira.
“Meu avô já estava alternando internações no hospital e dias em casa. Seus rins já não estavam em normal funcionamento e ele também estava com muita dificuldade para se alimentar. Em seus últimos cinco dias ele já estava bem fraco”, disse o neto.viveu 66 anos com Dejanira.
A família procurou reunir os netos e bisnetos para uma última despedida no hospital. “Meu pai me ligou na manhã do dia 12, por volta das 11h45, para nos avisar que vovô estava muito mal. Foi o tempo de correr até o hospital, juntar os netos que ele tinha mais apego e passar os últimos instantes com ele. Ele morreu às 12h30”, afirmou Sartório.
Segundo morava em Vitória e o irmão Primo mora em Vila Velha (ES). “Meu tio-avô está muito triste e vovó chora o dia inteiro repetindo que foram 66 anos de casados e que nunca tiveram uma briga sequer. Faz parte da vida”, disse o neto de Segundo.
Namoro de novela
Os irmãos Primo e Segundo nasceram em 1913, em Córdoba, na Argentina. Eles são filhos de lavradores italianos e foram levados para Muqui (ES), aos 3 anos. Quando tinham 30 anos, dividiram a mesma namorada, mas, por insistência do 'caçula', Segundo, a moça foi deixada de lado pelo mais 'velho', Primo. O namoro resultou em casamento, que hoje durou 66 anos.
O triângulo amoroso foi segredo entre os irmãos e Dejanira Ferreira Camargo, 91 anos, que se casou com Segundo em 1947. A história foi revelada para toda a família depois que a dona de casa começou a assistir a novela "Viver a Vida", em 2009.
"Eu estou dando risada com a novela porque a história é parecida com a que vivemos no passado", disse Dejanira ao G1, durante a exibição da novela. Ela afirmou que era namoradeira e não ficou encabulada de lembrar do antigo namoro com o atual cunhado. "Antes de ficar com Segundo, namorei Primo por alguns meses. Com Segundo, o namoro foi mais longe e ficamos juntos por quatro anos, até nos casar."
Hoje, tanto ela como Primo vivem chorando pelas casas onde vivem por causa da ausência de Segundo. “Foi muito triste para a família. A história de Segundo com Primo foi muito gostosa”, disse a nora de Segundo, Delcy Sartório Camargo.
Primo (esq.) e Segundo (dir.) conversam sobre as histórias da juventude na casa do 'caçula', em Vitória
O mais bonitoSegundo disse ao G1, em 2009, que creditava a conquista do coração de Dejanira ao fato de se achar mais bonito que o irmão Primo. "O sucesso é a pinta que tenho no nariz". A mulher confirma a informação. "Cheguei a namorar os dois ao mesmo tempo, mas não era de propósito. Eles não faziam isso de maldade, nem eu. Teve uma época que eu tinha de perguntar o nome quando encontrava com um deles sozinho. No fim das contas, a pinta no nariz fez mesmo a diferença", afirmou Dejanira naquele ano.Maradona
Apesar de serem filhos de italianos e nascidos na Argentina, Primo e Segundo sempre gostaram de afirmam que se consideravam brasileiros natos. “Eles odeiam o Maradona”, disse o neto Reynaldo Sartório Camargo.
Tags
Brasil