Pesquisa encomendada pelo Jornal da Paraíba mostra empate técnico em Campina Grande
Neste domingo, 17, foi divulgada mais uma pesquisa sobre a disputa na cidade de Campina Grande. De acordo com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) está frente com 24%, enquanto Romero Rodrigues (PSDB) ficou com 22%.
Ainda segundo a pesquisa, a candidata do PMDB, Tatiana Medeiros, ficaria na terceira colocação com 14% dos votos. Os próximos na lista escolhidos pelos eleitores seriam: Guilherme Almeida (PSC) - 6% e Artur Almeida, o Bolinha (PTB) – 1%. O pré-candidato do PSOL, Sizenando Leal, não pontuou. Brancos e nulos somaram 15%, e não sabem ou não responderam 19%.
Pelos números da pesquisa, aconteceria segundo turno na Rainha da Borborema, que está polarizada entre os candidatos do PP e PSDB. Respeitando a margem de erro, que é de 3,5%, Daniella Ribeiro e Romero Rodrigues estariam empatados tecnicamente.
O Ipespe verificou que a candidata do PP tem como principais eleitores os jovens, na faixa de 16 até 24 anos (32%). A menor votação surgiu entre os votantes com mais de 45 anos (18%), e entre o público de 25 até 44 anos, a candidata teve uma preferência de 24%. Sua menor aceitação está entre os eleitores com nível superior (18%). Ela obteve mais votos de homens (26%) do que de mulheres (22%).
No caso de Romero Rodrigues, a maioria dos votos foram obtidos entre os eleitores de 25 até 44 anos (24%), enquanto na faixa etária dos 16 até 24, a pontuação foi de 20%, e acima de 45 anos atingiu a marca de 22%. Apenas 18% da população com nível superior demonstrou votar no candidato do PSDB. O tucano também leva vantagem na preferência dos homens, com 24%, contra 21% das mulheres.
Em terceiro lugar na pesquisa, Tatiana Medeiros possui a maior aceitação no eleitorado com idade acima de 45 anos (15%). Entre o público jovem, ela tem 13% da preferência, e por grau de instrução, a sua melhor colocação aparece no eleitor de nível superior, com 17%.
O Ipespe entrevistou 800 eleitores nos dias 9 e 10 de junho. A pesquisa tem uma margem de erro de 3,5% para intervalo de confiança de 95%, e foi encomendada pelo Jornal da Paraíba. Para todas as variáveis os fatores de ponderação assumem um valor igual a 1. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está sob o número 00014/2012.
Tags
Paraíba