Martha Payne chegou a ser proibida de fotografar merenda na Escócia. Menina de 9 anos busca alunos em todo o mundo para blogarem nas férias.
Ao receber a notícia, Martha, que chegou a ser proibida pelo conselho escolar de continuar fotografando sua merenda para o blog, deu pulos de alegria e já planeja uma festa, segundo seu pai, Dave Payne, contou ao G1. Depois de superar em mais de 1.400% a meta inicial de arrecadação -- 7.000 libras, construir uma cozinha na África --, a garota que mobilizou milhares de pessoas para garantir a alimentação de 10 mil crianças pobres durante um ano agora busca escolas de todo o mundo, inclusive do Brasil, para colaborar com seu blog em julho e agosto. "Ela vai estar em férias escolares", explicou Dave.
De acordo com ele, o que começou em abril deste ano com um pedido de Martha para "escrever em um blog como uma jornalista" acabou se tornando uma rede virtual de "crianças compartilhando com crianças". O site ganhou o nome de Never Seconds, uma expressão em inglês que representa o descontentamento da garota porque a escola não permite que os alunos repitam o prato. Todos os dias, ela tira fotos de seu almoço e as publica no blog, com um texto descritivo sobre os alimentos da refeição e críticas frequentes às poucas opções saudávels, além de manter uma contagem do número de garfadas em cada refeição e de fios de cabelo encontrados na comida.
Martha escreve sozinha e usa um revisor de digitação, além de contar com dicas do pai sobre gramática e regras de pontuação. Seu primeiro post foi em 30 de abril e, em 9 de maio, ela já tinha 45 mil visitas no blog. Na sexta-feira (22), o contador do Never Seconds somava mais de 6,5 milhões de visualizações.
Devido à repercussão da iniciativa, que ganhou o apoio de chefs famosos, como Jamie Oliver, o blog teve seu futuro comprometido por uma decisão do conselho escolar da região da aluna, que em 14 de junho a proibiu de fazer fotos da comida.
Até então, o blog tinha 2 milhões de visualizações e Martha tinha arrecadado 2 mil libras (pouco mais de R$ 6 mil) para sua causa.
"Mas no dia seguinte, durante um programa de notícias na Rádio BBC, o líder do conselho, que é eleito pela comunidade, anunciou que tinha voltado atrás da decisão", contou Dave. Para ele, o grande apelo dos leitores do blog, que protestaram publicamente no Twitter, ligaram e enviaram e-mails ao conselho, foi o que salvou o blog de Martha e também o que impulsionou as mais de 6.500 doações individuais à campanha de arredacação.
Alimentação saudável
Martha, que não é autorizada pelos pais a dar entrevistas e posar para fotos, é a filha do meio da família e vive, com os pais, o irmão Joe, de 11 anos, e a irmã Polly, de 7, em uma casa na zona rural de um vilarejo com 3.000 habitantes na costa oeste da Escócia, a duas horas e meia de Glasgow. A mãe dos três, Rebecca Helliwell, é médica, e Dave cuida da horta e das ovelhas e é quem planta boa parte da comida que alimenta a família. "Damos muita importância a uma boa alimentação, eu trabalho duro para colocar comida de qualidade na mesa", contou.
Nas horas vagas, as crianças fazem diversos tipos de atividades ao ar livre, como andar de bicicleta pela região, e de vez em quando passam o dia em Londres para fazer programas típicos de cidades grandes e não perderem o contato com o resto do mundo. "Eu e minha esposa procuramos dar experiências a eles, e não coisas", resumiu o pai. "Nossos filhos não têm telefones, não têm videogames, por isso achei ótimo quando Martha me procurou e disse que queria escrever em um blog como uma jornalista."
Tags
Internacional